segunda-feira, 23 de maio de 2011

CRIAI ÂNIMO






O sol brilha. A lua encanta. As estrelas enfeitam, majestosas, o céu. A vida humana ganha novo sentido quando os olhares despertam para a beleza das coisas criadas. Entretanto, adormecida a vista, os astros nada representam aos órgãos sensitivos. Tudo é vazio. Nada satisfaz o ser que sopra os pulmões. Nem mesmo o respirar. Depressão é ausência de percepção do encantamento; tristeza advinda do coração que escureceu a alma. Paladar que mais sente o gosto da brisa que passeia a face. Suspirar que não mais representa satisfação e gozo, senão angústia e desespero. O sol parece escondido. Claridade e escuridão não se diferenciam. Nada há que vislumbre a existência. O sentido torna-se querer nunca ter existido. Ter brincado ou sorrido como criança. Ter visto o sol nascer ou se pôr. Ter sonhado coisas maravilhosas! Enfim, nunca ter sido chamado de humano.
O encanto vem de dentro. Encontra fora suas formas. Procurar fora o que está no interior é matar a essência que habita cada um de nós. É crucificar o sentido. Respostas que nunca virão. Manter-se deprimido! Só pode haver algum sentido fora se, e somente se, o ser encontrou uma fagulha de Essência dentro de si. O amor brota das profundezas do coração humano. Descobrir que o sol, a lua e as estrelas tem seu crepúsculo nas batidas do coração é descobrir uma fagulha do amor, do sentido para a vida. Ali tem início o novo acontecendo! E o novo aqui significa ânimo e coragem para vencer o tédio em que se transformaram os passos. A chaga de permanecer respirando sem nenhuma motivação. A alma se descobre no íntimo; no reconhecimento de algo maior que a lua, o sol, as estrelas e o próprio respirar. Encontra Deus! Encontra-se!
O encanto vem dentro. Ultrapassa as trevas. Encontra fora suas formas. Ainda há escuridão cercando a alma, todavia, o interior está repleto da grande Luz, Deus, que se deslumbra com seu reflexo até mesmo na escuridão que causava medo! A vida continua com as lembranças, dores, tribulações, escuridões... a Luz não esconde as trevas! Torna luminosa. Compreende. Transforma. Reconfigura. Os passos calejados tornam-se força para pisar o asfalto quente e os caminhos tortuosos. O sol, a luz, as estrelas, a vida tem sentido no coração que nasce e se põe a cada dia no encontro com o Ser superior, o sempre mais, Deus, criador e Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário