domingo, 12 de junho de 2011

ANJO MAL - introd.

ANJO MAL



INTRODUÇÃO

A oração é pensada pelos Mestres da Espiritualidade como sintonia com o Criador. Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas, fala da comunicação do Criador diretamente com sua criatura. Na oração, descobrimos o querer de Deus ao penetrar em suas memórias, em suas palavras sagradas, seus testemunhos ao longo da história humana. A oração deve nos conduzir à configuração com o Deus Criador. Tudo o que penso e sou deve desembocar no que pensa e é aquele com quem me disponho a manter sintonia, o próprio Deus. A oração é o ato de se olhar no espelho e ser capaz de me ver em Deus e Deus em mim.

Porém, essa relação nem sempre é saudável e transparente, ainda que seja uma relação amigável. Na oração, encontro com Deus, na maioria das vezes, nós é que escolhemos e definimos o caminho a percorrer. Escondemos a Verdade Revelada pela intimidade do Criador com sua criatura em nossos medos transformados em rituais sagrados que damos ironicamente o nome de Sintonia ou Intima Comunhão com o Criador.

Se a Babilônia bíblica nasceu de Projetos Humanos ambiciosos sem a presença de Deus, a nova Babilônia que surge na sociedade contemporânea usa o nome de Deus como fonte desse empreendimento gigantesco de salvar o ser humano da angústia e da solidão em que está submergida a Humanidade. Portanto, fica evidente que o Deus que nos relacionamos pode não ser Deus Criador.

O verdadeiro Deus que conosco quer se comunicar, manter sintonia, nos vem como contradição. Ele quer de nós sabedoria para que aprendamos a discernir as luzes envenenadas com o fermento do mal. Ele se aproxima como exigência da derrota de nosso Rei Umbigo. E acima de tudo, é um Deus que espera pacientemente que tenhamos com Ele uma relação sincera e transparente, deixando-nos moldar e transformar por seu carinho e sua infinita misericórdia. E se ainda temos dúvidas a que Deus tomo partido, refiro-me àquele Deus suspendido na cruz, loucura para os gregos, sinônimo de Amor para os cristãos.

Anjo Mal caminha na direção de nossa nudez, revelação de nossa mentira. Desvenda o ser corrompido com uma imagem de Deus baseada na busca de mim mesmo no sentido pejorativo, que transforma todas as boas ações em afagos ao nosso egoísmo. O demônio aqui retratado é apenas nossa imagem distorcida no espelho diferente da original, imagem e semelhança de Deus, nosso Criador e Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário