sábado, 28 de maio de 2011

MARIA: MULHER A SERVIÇO DOS DEMAIS





Maria e suas amigas, caminhando pelas ruas de Jerusalém, sorriam das conversas íntimas, sussurradas em segredo púbere. Vinham do poço onde fora pegar água. Com sua fé alegrava-se com a grandeza de seu Criador. Em sua jovem idade, seu silêncio glorificava o sonho de Deus. 


Ainda adolescente. Maria já era suficientemente madura para acolher o que Deus queria de sua vida. Não é tão somente algo de estrondosa santidade ou iluminação transcendental que acompanha esse fato. O que mais encanta na história dessa mulher, convidada a contribuir decisivamente na história da humanidade, é sua capacidade de discernir os acontecimentos à luz da Palavra Sagrada; sabia, sentia e vivia o que desejava Deus para sua Criação. Seu coração de adolescente continha os mesmos desejos de qualquer outra jovem de seu tempo; seu íntimo transbordava grandes projetos pessoais.

Ainda adolescente. Vem Deus com uma proposta de entrega ao seu Projeto de Libertação para a humanidade. Sabemos da inconstância que carrega essa etapa juvenil; porém, temos consciência de que também acompanham essa etapa grandes sonhos de transformação de sua realidade. Maria, escuta a proposta de seu Deus; seu coração já pulsa aceitação, pois sua vida sempre foi uma entrega total à vontade de sua Palavra, meditada nos Livros Sagrados. Como toda adolescente, tinha dúvidas, e não hesitou perguntar ao enviado de Deus, que por sua vez, transbordava de contentamento.

Ainda adolescente, fez-se mãe na acolhida incondicional do Filho de Deus em seu ventre e, acima de tudo, em sua resposta de entrega plena à utopia de Deus em habitar o coração humano, através de seu Filho Jesus - o Messias esperado por muitos profetas. Maria encontrou graça diante de Deus e assim era escolhida para esta missão sublime. Todo chamado necessita de uma resposta firme, ousada e convicta. A menina de Nazaré não titubeou em aceitar e dizer sim ao Plano Salvífico de Deus.

Ainda adolescente, já era capaz de abdicar de seus sonhos mais íntimos e secretos por amar a Deus sobre as coisas. E mesmo a possibilidade, que era real e bem provável que acontecesse, de perder José, seu noivo, não a fez retroceder ao que lhe pedia o Senhor, Criador de tudo o que existe na face da terra. Fonte de água de viva e duradoura. Maria sempre meditava no caminho, quando voltava do poço, as maravilhas que faz o Senhor e da grandiosidade que é seu amor, que envolve todas as coisas criadas por Ele, por meio de seu Espírito Santo. Admiravelmente, Maria era uma mulher toda entregue à Providência Divina. Naquele entardecer em que o anjo lhe apareceu, Maria chegara mais cedo a sua casa. Tinha um jeito carinhoso de estar com os demais e sempre pronta a servir. Seu coração derramava-se de cuidado por aqueles que sabia que sofriam sem que ninguém lhe estendesse a mão. Por isso, não era novidade que a jovem de Nazaré tivesse tanta sensibilidade e vontade de que o que os profetas anunciaram, desde muitas gerações, fizesse-se verdade num tempo de esquecimento da verdadeira face misericordiosa de Deus, em quem o seu coração aprendera a amar e servir com todo o seu querer.

Ainda adolescente. Maria já era, por graça e dom de Deus, um ser humano que soube ler a vontade de Deus e a por em prática, com generosidade e disponibilidade, o que Ele pedia, por intermédio do Anjo Gabriel, também com liberdade e correndo o risco de receber um não, a que Ela se dispusesse a acolher em seu ventre a Salvação anunciada. O que mais encanta em Maria é a sua disponibilidade incondicional e seu serviço aos demais de seu tempo.

Maria, força na caminhada, nesse tempo marcado pela indiferença e individualismo, encapuzado de bem-estar social, ajuda-nos a ser disponíveis para melhor servir aos demais. Que teu sim ao projeto de Deus nos comunique ousadia. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário