domingo, 27 de março de 2011

ASAS DE DEUS


ASAS DE DEUS

INTRODUÇÃO


Falar de anjos na tradição popular é falar de seres que nos protegem ao longo de toda nossa existência desde o nascer até o morrer. Acredita-se que cada um de nós tem um anjo protetor. A palavra Anjo vem do grego ângelus e significa emissário, mensageiro de Deus ( Hb 1, 13-14). Alguns teólogos dizem que anjos é apenas uma ideia, ação de Deus; não é um ser. Outros, por sua vez, creem que realmente cada ser nasce com seu anjo e que um depende do outro para existir, em suma, um ser humano não é pleno sem seu anjo.

Anjos são presenças de Deus. Estão em toda parte da Criação divina. No céu, glorificam sem cessar o Criador de todas as coisas. São criados por Deus e na terra, guiam, protegem e curam os humanos que suplicam a intervenção de seu Criador e Senhor.  Quando Deus permite, eles se deixam ver e se revelam à criatura que suplica para melhor guia-lo à graça pedida.

O jovem Homero clama a Deus que se revele. Clamar, verbo de origem latina, clamare, quer dizer proferir em voz alta, gritar, implorar, pedir com insistência, mas também de cansaço diante de uma situação que não se suporta mais viver.

Homero quer ver Deus, face a face, sem os tratados teológicos ou culturais. Quer estar frente a frente com seu Criador. Um anjo da presença de Deus, um Arcanjo, Miguel, o guerreiro de Deus, é enviado para preparar o coração do jovem para este encontro. Tarefa nada fácil para o anjo que vai ajudar o jovem a compreender o sentido de sua própria existência.

A trama acontece no dia-a-dia de sua vida, onde Homero vai aprendendo com a ajuda do anjo a conviver com dimensões que lhe amedrontam como a morte, a solidão e a angústia. Aí Deus vai se revelando aos poucos, dentro de uma pedagogia própria que nos convida ao deserto para nos falar ao coração.

Mortes, angústias, misérias e injustiças. Nesse emaranhado de acontecimentos que fazem parte do caminhar da natureza humana, o jovem tem dificuldade em entender esse Deus que vai desvelando a sua Face entrelaçada à sua história. Homero ainda vive sob o jugo de uma imagem de Deus caricaturada. Mas o Criador não se desanima com sua criatura desiludida; deseja profundamente dar-se a conhecer conforme o anseio do jovem. Por isso, o Arcanjo Miguel, que goza da graça de viver face a face com Deus, é escolhido para não deixar que ele se perca na busca de sua Face.

Asas de Deus, um livro onde a morte é necessária e a vida imprescindível para que Deus se revele. Para aqueles que se aventuram nestas páginas, sintam-se guiados por um anjo de Deus e que encontrem o que buscam suas almas sedentas do Totalmente Outro, o Amado de nossas Almas, Deus.  

Oliveira Sousa

Um comentário:

blogmariahfreire disse...

Por tudo que estou passando, nada como lê algo que ainda nos faça sentir vontade de viver. Parabéns, querido. Saudades de nossas conversas rápidas porém, preciosas. Beijos.

Postar um comentário